O atendimento é realizado via Skype e Facetime. Leia as “informações aos usuários” e saiba mais.

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Informações aos Usuários

1 – A orientação psicológica on line é um atendimento que ocorre através de meio tecnológicos, cujo propósito é atender casos pontuais que necessitem de apoio emocional. Autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), o atendimento on line deve atender aos critérios da Resolução CFP nº 11/2012. A (o) psicóloga (o) que oferece esse serviço deve possuir um selo de registro e autorização do CFP.

2 – A (o) psicóloga (o) tem a obrigatoriedade de guardar sigilo sobre os atendimentos, conforme o Código de Ética Profissional da (o) Psicóloga (o), salientando que o meio eletrônico é passível de falhas quanto à confiabilidade;

3 – É dever da (o) psicóloga (o) tomar precauções e adotar procedimentos técnicos que garantam o sigilo da comunicação, e que reduzam a vulnerabilidade do meio eletrônico e solicitar aos clientes que façam o mesmo.  Os atendimentos devem, portanto, ser realizados em ambiente silencioso, reservado e privativo, preferencialmente em computador próprio e, se possível, fazendo uso de fone ou headset para garantir a qualidade do som e principalmente para garantir a privacidade e sigilo do atendimento. Não é indicada a realização da sessão com uso de internet pública ou em cyber cafés e lan houses em virtude do sigilo e da privacidade. O cliente deve verificar seu equipamento para que o mesmo esteja livre de vírus, bem como não acesse sites e demais redes sociais durante o atendimento. Ficando sob sua inteira responsabilidade esses cuidados. Deve a (o) psicóloga (o) também deixar claro que os serviços mediados por computadores não podem ser considerados como tecnicamente sigilosos e seguros;

4 – Cabe também ao(à) psicólogo(a) informar sobre as tecnologias e softwares utilizados para o atendimento: Skype e Facetime;

5 – A (o) psicóloga (o) deve oferecer uma descrição clara dos serviços que serão realizados por meio tecnológico de comunicação à distância: atendimentos pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o Código de Ética Profissional das (os) psicólogas (os) e a Resolução CFP n° 11/2012, tais como: a) orientações psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 (vinte) encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos, b) processos prévios de Seleção de Pessoal, c) aplicação de testes devidamente regulamentados por resolução pertinente, d) supervisão do trabalho de psicólogas (os), realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial, e) atendimento eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial e f) atendimento psicoterapêutico realizado por meios tecnológicos de comunicação à distância, em caráter exclusivamente experimental, desde que apresente certificado de aprovação do protocolo em Comitê de Ética em Pesquisa, conforme os critérios do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e respeitar o Código de Ética Profissional das (os) psicólogas (os);

6 – O número máximo de encontros permitidos no atendimento on line, de acordo com a Resolução CFP n° 11/2012, é de 20 (vinte) sessões, já que os serviços psicológicos mediados pelo computador têm a característica de ser breve e focal. É importante enfatizar que a orientação psicológica não substitui a psicoterapia;

7 – O público-alvo dos atendimentos online são aqueles maiores de 18 anos. No caso de menores de idade, é necessária autorização dos pais e/ou responsável por escrito;

8 – COMO AGENDAR SEU ATENDIMENTO ON LINE: Entre na opção “Profissionais” do menu deste website e escolha a (o) psicóloga (o) de sua preferência. Envie um e-mail a ela (e) manifestando seu interesse no atendimento online e informando os dias e horários que tem disponibilidade para realizar a sessão. Em seguida, a (o) psicóloga (o) entrará em contato, via e-mail, para o agendamento. As sessões tem duração de até 50 minutos (contados a partir do horário de agendamento). É fundamental para o atendimento on line que o paciente disponha de boas condições de conexão de internet. Questões que necessitem de psicoterapia presencial em consultório serão informadas ao cliente. Os encontros on line podem ocorrer de forma semanal ou quinzenal, com duração máxima de 20 (vinte) sessões.

7 – É direito do cliente saber que está sendo atendido por um profissional da área de Psicologia, que está cadastrado no respectivo conselho. As (os) psicólogas (os) da Art&Psi estão cadastrados no Conselho Regional de Psicologia/RN. Confira o mini currículo e o Registro Profissional das (os) psicólogas (os).